Depois de participar de oito edições da CasaCor Rio, a arquiteta carioca Bianca da Hora, do escritório @DaHoraArquitetura, fez sua estreia na CasaCor SP 2023 com o LOFT VASTU. Este espaço de 120 m², além de refletir a essência do Rio de Janeiro com toques de frescor e descontração, foi idealizado para ser a residência da própria arquiteta em São Paulo. Para criar essa atmosfera sofisticada, seguindo o conceito de “luxo silencioso,” Bianca integrou elementos naturais, como madeira, pedras, algodão, linho, couro e plantas, à arquitetura interior e utilizou a técnica indiana vastu shastra, que batiza o espaço.
O vastu shastra, também conhecido como ciência do bem-estar ou feng shui da Índia, é um sistema tradicional de arquitetura baseado em textos antigos que descrevem princípios de design, disposição, medições, arranjo espacial e geometria. Essa técnica busca, através da orientação de portas e janelas, escolha de cores e materiais e posição dos móveis, criar um ambiente harmonioso e equilibrado para os ocupantes do espaço.
O loft é integrado por ambientes como sala de estar, cozinha com ilha, lavabo e varanda, explorando delicadamente texturas e tons naturais em estilos rústico e contemporâneo. O espaço aposta na elegância de móveis brasileiros de design assinado, destacando a poltrona Jangada de Jean Gillon, poltronas Ouro Preto, e a mesa de centro Pétala de Jorge Zalszupin. Criações contemporâneas como o banco Dominó em mármore de Claudia Moreira Salles e a mesa de jantar Rino em freijó de Arthur Casas também estão presentes.
Entre as obras de arte, se destaca a gravura fotográfica de Cássio Vasconcellos, que reproduz o interior da Mata Atlântica, fornecida pela Galeria Nara Roesler. A iluminação do loft é totalmente indireta, tornando os ambientes ainda mais acolhedores, com a destacada composição de luminárias escultóricas Kumo, feitas com cúpulas de papel arroz amassado pelo artista plástico Thomaz Velho.